Mosteiro de São Martinho de Mancelos
O Mosteiro de São Martinho de Mancelos fica situado a 11km das Casas do Souto.
Este monumento situa-se próximo de Amarante, onde se insere numa zona que ainda hoje prevalece a agricultura como atividade principal.
A data da sua construção remonta a 1120, revela a dependência estilística do grandioso templo do vizinho Mosteiro de Travanca.
No interior, apenas o arco triunfal permanece como elemento remanescente da época românica, apesar de os seus capitéis se mostrarem hoje picados, pois a época moderna sobrepôs-lhes elementos entalhados que as intervenções de restauro do século XX removeram. As arquivoltas não têm qualquer decoração e a imposta é idêntica à do portal principal.
Anteriormente, existiu um claustro no lado sul. Neste lado existe um arcossólio ao nível do pavimento com uma arca tumular tendo na sua face lateral gravados um medalhão, uma cruz e dois ginetes.
De salientar que no seu interior, destacam-se as pinturas, no conjunto das quais uma, exposta na capela-mor, poderá representar o bispo frei Bartolomeu dos Mártires.
Reformado em 1540, quando passou aos religiosos dominicanos do convento de São Gonçalo de Amarante, Mosteiro de São Martinho de Mancelos constituiu-se como um instituto monástico afeto aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho desde o século XII.
Na entrada principal, existe uma escultura de S. Martinho, orago da igreja. Este monumento está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1934.