Torres do Castelo de Aguiar de Sousa
As Torres do Castelo de Aguiar de Sousa ficam situadas a 40km das Casas do Souto.
O Castelo de Aguiar de Sousa situava-se na rede defensiva do território, a que os reis asturianos deram particular atenção. A sua implantação revela as preocupações defensivas empregues na construção, por ser de difícil acesso e rodeado de montes mais altos que lhe retiram visibilidade.
Foi edificado no século X, está implantado na margem direita do Rio Sousa e assume um interesse estratégico para as Terras do Vale do Sousa.
Do Castelo ficaram visíveis restos de uma torre de planta quadrilátera, irregular, de construção em alvenaria de xisto e quartzito.
A Torre do Castelo de Aguiar de Sousa apresenta uma estrutura de planta quadrangular, descentralizada dos vestígios do contorno da muralha. No século XII, o Castelo não deveria possuir ainda a Torre, embora seja já próprio da Época Medieval a existência da torre de menagem no interior da cerca amuralhada superior. Nos finais do século XIII, o Castelo de Aguiar de Sousa terá sido abandonado. O projeto da Rota do Românico promoveu um vasto conjunto de obras de recuperação e salvaguarda deste monumento.
Este edifício foi classificado como Monumento de Interesse Público.