Centro de Interpretação da Escultura Românica
O Centro de Interpretação da Escultura Românica fica situado a 23km das Casas do Souto.
Com obras de adaptação recentes, este centro teve a origem na descoberta de 70 elementos pétreos com decoração românica, nas imediações da Igreja de São Pedro de Abragão, Penafiel.
Peças aparelhadas, umas, esculpidas, outras, outrora pertencentes à antiga nave da Igreja de São Pedro de Abragão, reedificada na segunda metade do século XVII, foram incluídas na construção das paredes do edifício que serviu de oficina de ferreiro.
Foram encontrados capitéis, bases, aduelas e fustes pertencentes a um portal que, pela dimensão e quantidade, permitem aos especialistas considerar tratar-se do antigo portal principal da Igreja de Abragão.
As peças escultórias encontradas – capitéis com animais afrontados, palmetas tratadas a bisel, aduelas esculpidas com motivo de círculos secantes – aproximam-se das que se podem ver nas Igrejas de São Gens de Boelhe e do Salvador de Paço de Sousa, ambas em Penafiel.
A reconstituição parcial e hipotética do portal e da rosácea da fachada principal da Igreja de Abragão, com base nos elementos pétreos referidos, afirma-se como o motivo impulsionador de todo o projeto museográfico deste centro de interpretação.
A cabeceira e o respetivo arco constituíam, até à data destes achados, os únicos elementos românicos que restavam da construção original da Igreja de Abragão.
Créditos: Texto e Imagem do atual website da Rota do Românico.