Castelo de Arnoia
O Castelo de Arnoia fica situado a 30 km das Casas do Souto.
Este castelo também conhecido por Castelo de Moreira e Castelo dos Mouros, fica situado entre Arnóia e Moreira, no concelho de Celorico de Basto.
O Castelo de Arnoia está classificado como Monumento Nacional desde 1946 e é propriedade do Estado.
Com uma localização priveligiada e com uma excelente visibilidade, este castelo é dotado de elementos característicos da arquitetura militar desta época, como a torre de menagem coroada por merlões e caminho de ronda. Está intimamente relacionado com o próximo Mosteiro de São Bento de Arnoia onde se encontram alguns vestígios românicos.
Este castelo foi edificado entre os finais do século X e os primeiros anos do século XI, supondo-se que a construção esteve ligada à defesa do Mosteiro de São Bento de Arnoia.
Em 1719, possivelmente devido ao isolamento da vila de Arnóia, D. João V determinou que se mudasse a sede de concelho para o lugar de Freixieiro, que por ordem régia passou a denominar-se Vila Nova do Freixieiro, dando origem à actual vila de Celorico de Basto. Esta mudança administrativa contribuiu para a definitiva decadência da fortaleza.
Em 2015, foi requalificado e inaugurado as obras trataram as fachadas das muralhas e da torre e melhoraram os acessos ao monumento nacional. O pavimento, a cobertura da torre, as portas e as janelas também foram restaurados. Em matéria de acessibilidade, destaque para uma nova escada de acesso à torre que facilita o acesso ao monumento. Os percursos que conduzem o visitante ao monumento também foram pavimentados.