Mosteiro de Santo André de Ancede
O Mosteiro de Santo André de Ancede fica situado a 45 km das Casas do Souto.
Desconhece-se o ano da sua construção, mas em 1120 este mosteiro já pertencia à Diocese do Porto, estando ligado aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
Em 1141, D. Afonso Henriques vende a Carta de Couto ao abade do Mosteiro por 150 morabitinos. Em 1560, é anexado ao Convento de São Domingos de Lisboa, por decisão do Papa Pio IV.
No século XVIII constroem-se vários edifícios que ainda hoje notabilizam este conjunto arquitectónico: os Celeiros e a Adega, a Capela octogonal de Nosso Sr. do Bom Despacho e, provavelmente, o Fontanário. Nos inícios do séc. XIX, o Mosteiro foi vendido em hasta pública, ficando na posse do barão de Ancede.
Nas paredes das naves laterais destacam-se as pinturas dos séculos XVI a XVIII, o púlpito e o coro e, na sacristia, o móvel e o conjunto de relicários setecentistas. No adro, a Capela do Senhor do Bom Despacho salienta um dos períodos mais notáveis do Mosteiro: o século XVIII. Esta capela barroca, de planta octangular, possui uma fascinante narrativa da vida de Cristo.
Este monumento foi classiciado como Monumento de Interesse Público em 2013.
Créditos: Texto e Imagem do atual website da Câmara Municipal de Baião