Mosteiro de Travanca
O Mosteiro de São Salvador de Travanca fica situado a 7 km das Casas do Souto.
Este mosteiro integra uma das mais importantes e antigas igrejas românicas portuguesas e está classificado como Monumento Nacional desde 1916.
Igreja monástica que se distingue, no contexto do património românico português, pelas invulgares dimensões, pela importância da sua ornamentação escultórica (ao nível dos capitéis) e pela extraordinária torre, onde se destaca o belo portal com um Agnus Dei (Cordeiro de Deus).
Fundado na esfera de influência dos Gascos, Travanca constituiu, na Idade Média e muito além, um dos principais mosteiros masculinos do Entre-Douro-e-Minho.
O templo conserva grande parte da estrutura românica, à excepção da capela-mor, ampliada no século XVII. O corpo da igreja é composto por três naves escalonadas e cabeceira formada por ábside rectangular e dois absidíolos redondos. A fachada principal, cuja cércea escalonada corresponde às naves, é rasgada ao centro pelo portal axial, de quatro arquivoltas, tímpano liso e capitéis.
No século XVII foram efetuadas obras no mosteiro, com ampliação da capela-mor e reconstrução do espaço do claustro.
Este edifício de grandes dimensões sofreu diversas alterações ao longo dos tempos principalmente nos espaços onde viveram monges da Ordem Beneditina.
Situado no fundo de um vale e envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país integra uma das mais belas torres medievais portuguesas e faz parte do percurso cultural da Rota do Românico.